Equipe do projeto URI Baja inicia construção de protótipo

Ao longo do mês de agosto, a equipe do URI Baja Missioneiro começou as atividades para a construção de novo protótipo. O projeto prevê a aplicação prática de conteúdos do curso de Engenharia Mecânica para a construção de veículos, proporcionando aos acadêmicos a possibilidade de participar de estudos e projetos automotivos.

O Baja é um veículo pequeno, ágil, leve, com estrutura do tipo gaiola, formada por tubos e preparado para utilização em pistas de terra. O protótipo deve oferecer total segurança, tanto para o piloto como para os mecânicos responsáveis por sua manutenção. Deve ser robusto e durável, sem comprometer o design e o desempenho ao enfrentar as mais diversas provas.

A equipe URI Baja Missioneiro deve participar da competição Baja Sul, promovida pela SAE – do inglês Society of Automotive Engineers ou, no Brasil, Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade – que acontece em outubro. O evento reunirá 23 equipes do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina que também participarão da Etapa 2014.

Conforme explica o professor Elias Fernando Ferst, que coordena o projeto, o protótipo consiste num veículo recreativo, de quatro rodas, projetado para uma pessoa conforme os padrões preestabelecidos pela SAE. “O veículo é construído visando atender os requisitos necessários tanto para o sucesso nas provas realizadas na competição, quanto para a adequação às necessidades de clientes interessados em adquiri-lo”, explica. Ele aponta que o protótipo exige muita resistência em seus componentes, pois é construído para trafegar em estradas de terra bastante acidentadas, mas não deixando de possuir as características de conforto e boa dirigibilidade.

“O Baja instiga os participantes a desafiar a própria Engenharia na medida em que precisam desenvolver um projeto de um veículo cada vez mais inovador”, aponta o professor Elias. Pontos como design arrojado, de baixo custo, além de aplicação de conceitos e estratégias de marketing, com busca de recursos, são desenvolvidos durante o projeto. “O acadêmico alia o conhecimento teórico com a prática. É essencial ter essa aplicação do conhecimento que é visto em sala de aula”, destaca o coordenador de Engenharia Mecânica, Flávio Zancanaro.

Para a construção do novo protótipo, a equipe do URI Baja Missioneiro está trabalhando em ritmo acelerado.
Participam das atividades os acadêmicos de Engenharia Mecânica Felipe Queiroz Zorzo; Jussiê Godoy Silvestrini; Marcelo Dal Pozzo Schneider; Marcelo Schinvelski; Daniel Schropfer; Franco da Silveira; Raul Maurer; Giovane Stroschon; Guilherme Schmitt; William Hister; Ricardo Meotti; Alexandre Lorenzoni; Paulo Henrique da Silva; José Augusto Rosa. A orientação é do professor Elias Fernando. A meta é que as atividades de construção do protótipo sejam finalizadas até o dia 30 de setembro.