Home Page - URICurso de Psicologia
   URI  -  Psicologia

                  Teoria e Sistemas em Psicologia I

 

Plano de Ensino da Disciplina: 73-402

Departamento: Ciências Sociais

Carga horária: 60 h/a

Teoria e Sistemas em Psicologia I

Créditos: 04

 

EMENTA:

Estudo dos sistemas: estruturalismo, funcionalismo, behaviorismo, psicanálise.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer os principais de Behaviorismo e da Psicanálise, bem como as escolas que os fundamentam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Estudar as bases teóricas dos sistemas: associacionismo, estruturalismo, funcionalismo, psicanálise e bahaviorismo

- Situar tais estudos em termos de espaço e tempo

- Oportunizar o desenvolvimento da reflexão crítica

- Conhecer os princípios e demais fundamentos epistemológicos da Psicanálise

- Estabelecer relações entre os conceitos e compreensões da psicologia.

 

 

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS:

1. Associacionismo

 

2. Estruturalismo

 

3. Funcionalismo

 

4. Psicanálise

4.1. Antecedentes históricos da psicanálise

4.2. A vida de Sigmund Freud

4.3. Fundação da psicanálise

4.4. Construção do corpo conceitual da psicanálise

4.5. Os Métodos da Psicanálise

4.6. A teoria dos instintos

4.7. A teoria do Aparelho Psíquico

4.8. A teoria do desenvolvimento

4.9. Etiologia das neuroses

4.10. O estabelecimento da psicanálise como uma nova psicologia

4.11. A organização do movimento psicanalítico

4.12. Os primeiros discípulos e colaboradores

4.13. Criação da associação psicanalítica

4.14. As primeiras publicações e encontros científicos

4.15. Os movimentos e separação

4.16 O crescimento da teoria nos últimos anos da vida de Freud

4.17 A expansão da psicanálise

4.18 A Psicanálise depois de Freud – Principais pós-Freudianos

4.19 A psicanálise do Ego

 

5. Behaviorismo

5.1. Primeiras tendências para o objetivismo psicológico

5.2. Psicologia animal

5.3. Funcionalismo americano

5.4. Behaviorismo watsoniano

5.5. Behavioristas contemporâneos

5.6. Contribuições do behaviorismo para a psicologia

5.7. Críticas e réplicas do behaviorismo

 

 

METODOLOGIA:

Atividades docente e discente: indicação do referencial bibliográfico; preparação de textos; exposição dialogada; estudo dirigido; discussão dirigida em pequeno e grande grupo; seminários; fichamento de livros; painéis com participação de grande grupo; leituras prévias e complementares

 

 

Recursos Didáticos: quadro/giz; lâminas/retroprojetor; fitas de vídeo/tv e vídeo; textos elaborados pelo professor; livros

 

 

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados levando-se em consideração: participação nas atividades, fichamento dos livros solicitados, apresentação de trabalhos e prova contendo questões referente aos conteúdos do semestre.

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BLEICHMAR, N.M. e BLEICHMAR, C.L. A Psicanálise depois de Freud. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

BRENNER, Carles. Noções Básicas de Psicanálise. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1975.

BROADBENT, Donald E. Comportamento. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1972.

DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Ed. McGraw-Hill do Brasil, 1983.

FIGUEIREDO, Luiz Cláudio. Matrizes do Pensamento Psicológico. Petrópolis: Vozes, 1993.

FRADIMAN, James & FRAZER, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1979.

KLEIN, Melanie & RIVIERE, Joann. Amor, Ódio e Reparação. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1975.

MARX, Melvin H. & HILLIX, William,. Sistemas e Teorias em Psicologia. São Paulo: Ed. Cultrix, 1973.

SCHULTZ Duane & SCHULTS, S. História da Psicologia. São Paulo: Ed. Cultrix, 1981.

SKINNER, Burrhus F. Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1985.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

HEIDBREDER, E. Psicologias do Século XX. São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1981.

KLEIN, Melanie; ISAACS, Susan e outros. A Educação de Crianças à Luz da Investigação Psicanalítica. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1980.

KLEIN, Melanie; ISAACS, Susan & Riviere, Joan. Os Progressos da Psicanálise. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1980.

KOHON, Gregório. A Escola Britânica de Psicanálise. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1994.

LAPLANCHE, Jean & PONTALIS. Vocabulário de Análise. São Paulo: Ed. Martins

Fontes, 1983.

NASIO, Juan David. Os Sete Conceitos Cruciais da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1989

PAVLOV-SKINNER. Textos Escolhidos. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1984. (Coleção: Os Pensadores).

SEGAL, Hanna. Introdução à Obra de Melanie Klein. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1975.

SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo: Ed. Cultrix, 1974.

________. Walden ll - Uma Sociedade do Futuro. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1973.

TYSON, Phyllis & TYSON, Robert. Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento - Uma Integração. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1993.