Home Page - URICurso de Psicologia
   URI  -  Psicologia

                  Psicologia Geral

 

Plano de Ensino da Disciplina: 72-101

Departamento: Educação

Carga horária: 60 h/a

Psicologia Geral

Créditos: 04

 

EMENTA:

Após situar a Psicologia no contexto histórico, das ciências humanas e sociais, a disciplina visa à crítica dos fundamentos ontológicos e epistemológicos da Psicologia, identificando o "corpus" teórico-metodológico das principais abordagens psicológicas concernente aos processos psíquicos básicos e seus reflexos no comportamento humano, à luz da representação indivíduo-sociedade.

OBJETIVO GERAL:

Proporcionar ao educando um espaço promotor de crescimento acadêmico fundamentado na reflexão acerca de aspectos que constituem a Psicologia científica a sua relação com totalidade do conhecimento humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar e refletir sobre os aspectos ontológicos e epistemológicos da Psicologia.
  • Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre fundamentos filosóficos e biológicos da Ppsicologia.
  • Levar o educando sobre o processo de formação e atuação profissional, destacando temáticos como ética, normalidade entre outros.
  • Construir em sala de aula, um espaço estimulante à realização de uma abordagem crítica acerca do fazer ciência em geral, e do produzir ciência em psicologia.

 

 

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS:

 

1. O Reduto Ontológico e Epistemológico da Psicologia (O que é Psicologia)

1.1 Breve história da psicologia

1.2 Objeto e método da psicologia

1.3 Aplicação da Psicologia

1.4 Áreas de atuação

1.5 Ética

1.6 normalidade x auormalidade: uma questão polêmica

2. Fundamentos Filosóficos e Biológicos da Psicologia

2.1 Processos psíquicos básicos

2.1.1 Sensação e Percepção

2.1.2 Memória

2.1.3 Pensamento e Linguagem

2.1.4 Inteligência

2.1.5 Criatividade

2.1.6 Atividade e Consciência

2.1.7 Emoção e afetividade

2.1.8.Personalidade

2.1.9 Sexualidade

3. Escolas Psicológicas Contemporâneas

3.1 Psicologia experimental e funcionalista

3.2 Psicologia psicanalítica

3.3 Reflexológica e behaviorista

3.4 Fenomenológica e humanista

3.5 Dialético-social

 

METODOLOGIA:

Atividades docentes: - aulas expositivas; delimitação de textos a serem lidos individualmente; organização de seminários com formulação de perguntas; escolha de filmes compatíveis aos temas abordados.

 

Atividades discentes: - participação nas aulas expositivas, leitura de textos; participação em seminários e trabalhos em pequenos grupos; assistência de filmes sobre temática afim com a disciplina

 

Recursos: Retroprojetor, cartazes, quadro-negro, TV e vídeo cassete, textos.

 

 

AVALIAÇÃO:

O processo de avaliação do educando na disciplina dar-se-á a partir de: prova escrita, elaboração e apresentação de trabalhos em grupo sobre temáticas constantes no conteúdo programático.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ACHCAR, R.; DURAN, A. P. & BIANCO, A.C. Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e desafios para a formação. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1994.

ARANHA, M.L.A. & MARTINS, M.H.P. Filosofando: uma introdução à filosofia. São Paulo, Ed. Moderna, 1986.

BOCK, A.M.; FURTADO, O. & TEIXEIRA, M.L. Psicologias – uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo, Ed. Saraiva, 1993.

CABRAL, A. & NICK, E. Dicionário técnico de psicologia. São Paulo, Cultrix.

FADIMEN, James e FRAGER, Robert. Teoria da Personalidade. São Paulo: Ed. Harbra, 1986.

MORGAN, C.T. Introdução à psicologia. São Paulo: Mcgraw-Hill, 1977.

PISANI, M.E.; BISI, G.P.; RIZZON, L.A. & NICOLETTO, U. Psicologia geral. Porto Alegre: Ed. Vozes, 1990.

STATT, D.A. Introdução à psicologia. São Paulo: Ed. Harbra, 1978.

TELES, A.X. Psicologia moderna. São Paulo: Ed. Ática, 1987.