A Escola de Ensino Médio da URI – Campus Santo Ângelo foi autorizada pelo parecer n.º 1016/88 do Conselho Estadual de Educação e tem como Mantenedora a Fundação Regional e Integrada – Furi.

Em 1989, entra em funcionamento o 2º Grau nas habilidades de Auxiliar em Processamento de Dados e Técnico em Processamento de Dados, em conseqüência de uma pesquisa realizada na comunidade regional em que se constatara a carência e a necessidade de formação na área de Informática.

Em 1991 a Escola passou a oferecer uma nova modalidade de atendimento no 2º Grau onde é dada ênfase a uma formação sólida de conteúdos da Base Comum Nacional, valorizando a cultura geral e a preparação científica, preparando o aluno para o vestibular.

Conquistando seu espaço na comunidade educativa, esta Escola a partir de 1992 ampliou seu campo de ação com a implantação gradativa do 1º Grau. No ano de 1998 foi criado o curso profissionalizante de Processamento de Dados no turno da noite, para pessoas que já ttenham o 2º Fundamental e Médio e Educação Profissional, respondendo, as expectativas da comunidade regional, pois nela se integram alunos de vários municípios de abrangência da URI, Campus Santo Ângelo, que considera todo o legado de sua história missioneira, que nos primórdios já apresentava proposta de integração regional

O Ensino Médio da Escola da URI objetiva dar uma formação sólida em nível de cultura geral para o desenvolvimento da competências básicas para o enfrentamento de novos desafios. O aluno no Ensino Médio é preparado para dar seguimento aos estudos de nível superior, e a educação profissional, prepara Técnicos para a área de Informática.